Os condutos auditivos (orelhas) são uma extensão do tecido cutâneo, sendo que possuem a mesma origem embrionária que o da pele. Isto faz com que vários casos de otite (inflamação das orelhas) geralmente sejam acompanhadas por  inflamação também do tecido tegumentar. Por este motivo muitos pacientes com problemas crônicos de alergia de pele, também possuem otites de repetição, que denominamos como “otite secundária a dermatite alérgica”.

As otites podem também ser causadas por:

– fatores ambientais (umidade excessiva)
– parasitárias (otites por ácaros)
–  reação alérgica a  produtos otológicos e/ou sistêmicos
– excesso de cerúmen
– presença de corpo estranho, massas benignas (pólipos)
– neoformações
– fúngicas
– distúrbios de queratinização
– vasculites
– otites de origem autoimune
– alteração da anatomia dos condutos

Dentre as classificações das otites, sabe-se que podem ser descritas como otite externa, média e interna, com cerúmen e/ou secreção formados ou não por debris celulares, leveduras e bactérias.

A Derme4Pets possui um minucioso Serviço de Otologia em que se engloba um exame de Otoscopia completo, com aparelhos modernos para melhor visualização do canal auditivo, bem como uso de exames complementares tais como citologia otológica, cultura e antibiograma, lavagem ótica (quando necessário),  biópsia e videotoscopia (este último com profissional veterinário habilitado).